sábado, 9 de junho de 2012


Entrevistas / Todas as entrevistas - Postado em Sexta-feira, 20 de Abril de 2012 http://www.osistemaebruto.com.br/

Superintende da SUCOP Sóstenes Macedo

Macedo comenta sobre a pasta, fala de projetos e comenta ações que estão sendo desenvolvidas em 2012

Por: Camila Vieira
Divulgação
O Sistema é Bruto: A Superintendência de Conservação e Obras Públicas (SUCOP) é responsável por tapar buracos da capital baiana. Como é feito esse serviço? Ele atende a solicitações feitas ao órgão ou existe um cronograma para realização do serviço?
Sóstenes Macedo: A Sucop é responsável pelo tapa-buracos e recapeamento asfáltico, bem como pela manutenção e ampliação da rede de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, escadaria e poda de árvores. Se tratando de tapa-buracos, a Sucop executa os trabalhos da Operação Tapa-Buracos diariamente durante todo o ano. A determinação do Prefeito João Henrique é que trabalhemos em todas as regiões da cidade, priorizando as vias que formam as bases de tráfego, que são aquelas por onde passam o maior número de veículos. A Operação Tapa-Buraco segue uma programação que é feita através de solicitações da população, bem como as demandas observadas pelos técnicos da prefeitura. O asfalto utilizado tanto para a Operação Tapa-Buraco, quanto para as ações de recapeamento, como foi feito recentemente na frente do Shopping Iguatemi, Rodoviária, na ligação entre o iguatemi e Av. Paralela, são produzidos em nossa própria usina de asfalto, que fica no bairro de Pirajá. A produção e a aplicação desse material seguem as normas brasileiras e sendo monitorado por nosso laboratório que fica na própria usina. O CAP (cimento asfáltico de petróleo) é a matéria-prima do asfalto e é fornecido pela Petrobras.
O Sistema é Bruto: Muitas tem sido as queixas com relação a buracos na cidade? A Operação Tapa-Buraco terá aumento de recursos para 2012?
Sóstenes Macedo: Os buracos podem aparecer por diversos motivos, como o caso de obras de concessionárias (telefonia, água e luz), por fuga de material - quando há rupturas na canalização de água, removendo a base do solo -, ou ainda pelo próprio desgaste causado pelo tempo. Estamos com as equipes trabalhando todos os dias para sanar as solicitações que chegam até nós.

O Sistema é Bruto: O senhor tem visitado "in loco" os bairros de Salvador para verificar quais são as principais demandas. Existe uma ordem de prioridade?
Sóstenes Macedo: Eu acredito que o gestor precisa conhecer como funciona as ações do órgão que dirige, assim como deve fiscalizar de perto tudo o que é feito. Por isso é que divido meu tempo entre o gabinete da Sucop - onde me reúno com a equipe de trabalho e atendo as demandas da população - e as vistorias no campo, indo em todos os locais onde a Sucop está trabalhando. O prefeito João Henrique me orienta sempre a atender todos os bairros de Salvador, já que a cidade é uma só. No entanto, o prefeito tem um carinho especial pelos bairros populares, já que neles estão a parcela da população que mais precisa do poder público.

O Sistema é Bruto: A SUCOP é responsável em executar obras. O que está previsto para 2012?
Sóstenes Macedo: Em 2012 nossa meta principal é finalizar os serviços que foram iniciados em 2011, como por exemplo, a importante obra de macrodrenagem e cobertura do canal da Vasco da Gama e Lucaia, que servirá como base para um novo modal de transporte público, aliviando o tráfego da região e preparando a cidade para a Copa de 2014. Outras obras de grande relevância para a cidade é a macrodrenagem do Vale do Canela, a macrodrenagem de cinco bacias hidrográficas no Subúrbio Ferroviário e a reforma da Estação da Lapa, beneficiando a população que utiliza o maior terminal de ônibus da cidade. Paralelo às obras de drenagem, estamos com a execução de encostas em toda a cidade, a exemplo da Rua Futuro do Tororó, encosta que cedeu no período da chuva de 2011.

O Sistema é Bruto: Para as praças e parques quais os projetos previstos?
Sóstenes Macedo: Estamos executando a construção da Praça da Rua Aristides Fraga Lima, que será entregue juntamente com outras intervenções viárias na região e fará a ligação entre a Av. Paulo VI e a Av. Magalhães Neto. Em outros pontos da cidade a Sucop está executando diferentes intervenções viárias, que visam melhorar o fluxo de veículos. As praças e os parques de Salvador, de um modo geral, ficam sob a responsabilidade da Desal.

O Sistema é Bruto: Salvador é uma cidade que apresenta muitos problemas nas questões relacionadas à drenagem e esgotamento sanitário. O que o senhor fará para melhorar esses quesitos?
Sóstenes Macedo: Em primeiro lugar é necessário esclarecer uma confusão comum sobre o que é atribuição da Sucop. No caso de esgotamento sanitário, vale a pensa ressaltar que é uma responsabilidade do Estado, através da Embasa. O que é de responsabilidade da Prefeitura, através da Sucop, é a drenagem de águas pluviais. Nesse sentido o Prefeito João Henrique desenvolveu diversos projetos durante a sua gestão, podemos citar algumas obras de grande impacto, como é o caso da macrodrenagem dos canais da Av. Centenário, do canal do Imbuí, a drenagem de 64 ruas no Subúrbio Ferroviário (que além da drenagem foi feita a urbanização e a pavimentação dessas ruas que antes estavam no barro), o Canal do Aliança. Além dessas já finalizadas estamos executando a macrodrenagem no canal da Vasco da Gama e no Vale do Canela.
Paralelo a essas obras, a Sucop desenvolve durante o ano a limpeza dos diversos canais da cidade, sempre visando preparar Salvador para o período chuvoso, entre os meses de abril e junho. Nesse sentido já fizemos a limpeza de vários canais, a exemplo do Paraguarí, em Periperi, e estamos trabalhando agora no Canal de Jaguaribe, Canal do Jardim Nova Esperança e o canal em Narandiba.

O Sistema é Bruto: O problema de poluição na praia da Barra permanece. O que será feito naquela região que é um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador?
Sóstenes Macedo: A equipe da Sucop faz um trabalho minucioso nos pontos turísticos de Salvador, já que além dos turistas, a população soteropolitana é frequentadora desses locais. A manutenção dos pontos turísticos beneficia tanto as pessoas que vem nos visitar, quanto os moradores da cidade.
Já especificamente se tratando da Praia do Porto da Barra, nossa equipe técnica informou que o acumulo de água na areia é cousado pela movimentação da maré que cria uma barreira de areia naquele trecho da praia, não deixando a água da chuva escoar para o mar. Foi feito o levantamento e foi constatado que a água naquele local é proveniente unicamente das chuvas, não sendo fruto de esgotamento sanitário.

O Sistema é Bruto: As obras do Plano Inclinado Gonçalves iniciaram no final de dezembro. Quanto tempo os bondes serão entregues a população? Quanto isso vai custar aos cofres da prefeitura?
Sóstenes Macedo: A Sucop já deu início à recuperação do Plano Inclinado Gonçalves, que liga os bairros do Comércio e Pelourinho. Os serviços começaram com a sondagem e topografia do terreno, que é o estudo preliminar necessário para identificar as reais necessidades no local. Após a vistoria, os engenheiros chegaram a conclusão que seria necessário executar obras de estabilização das edificações, bem como a contenção da encosta que fica ao lado do Plano Inclinado. Devido a alta complexidade da obra, por se tratar de um imóvel com construção bastante antiga, tivemos que abrir uma licitação para contratar uma empresa especializada, já que os contratos existentes não atendem a essas especificações. Já estamos em fase final de licitação e o prazo para entrega do equipamento à população é de seis meses a partir da contratação da empresa, tendo um investimento de aproximadamente 1,3milhão.
O Sistema é Bruto: Qual o principal desafio da sua pasta?
Sóstenes Macedo: Compatibilizar as necessidades de uma cidade tão complexa quanto Salvador, que possui tantas dificuldades e uma topografia diferenciada. Nossa capital tem uma arrecadação muito aquém do necessário, o que torna o nosso trabalho ainda mais árduo, sendo preciso firmar diversas parcerias com os governos Estadual e Federal. Graças a Deus, ao Prefeito João Henrique e à briosa equipe da Sucop, estamos conseguindo seguir em frente com os nossos trabalhos.

O Sistema é Bruto: Como o senhor avalia sua gestão a frente da SUCOP?
Sóstenes Macedo: É muito difícil legislar em causa própria. Quando estamos de fora, apenas observando, é mais simples analisarmos a situação. Mas é possível apontar conquistas e avanços. Creio que juntamente com o Prefeito João Henrique e os demais secretários nós estamos fazendo um belo trabalho a favor da cidade. Mas é indispensável deixar muito claro que nenhum gestor trabalha sozinho, ninguém é capaz de fazer um trabalho de qualidade se não estiver cercado de pessoas competentes e dispostas a vencer os problemas do dia a dia. Quando cheguei na Sucop já existia uma equipe formada por profissionais gabaritados, sendo boa parte formada por servidores de carreira no município. Não trouxe ninguém novo, no máximo houve uma reorganização do quadro dentro de uma estrutura já completa. Aproveito essa oportunidade para dar os parabéns à Uziel Bueno e toda sua equipe pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, seja na televisão, no rádio ou na internet. Acredito que a função principal do bom jornalismo seja o de estar ao lado da população, servindo como porta-voz dos seus anseios.      http://www.osistemaebruto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário